QUANDO PROCURAR UM

Psiquiatra?

Asset 4

O que significa Saúde Mental?

A Saúde Mental não se trata apenas da ausência de doenças ou enfermidades, mas sim da forma como reagimos às exigências e cobranças da vida. Ter saúde mental é estar em um estado de completo bem-estar físico, mental e social. É como harmonizamos nossos desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Quem é o

Médico Psiquiatra?

O psiquiatra se caracteriza pelo profissional graduado na área de psiquiatria, responsável por diagnosticar e tratar as condições de ordem mental.

Entre essas doenças, estão: depressão, transtorno de ansiedade, esquizofrenia, demência, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno bipolar e de personalidade.

O profissional ainda pode receitar medicamentos e terapias para as condições enfrentadas, visando a melhora e bem-estar do paciente.

Sinais que sugerem necessidade de uma

Avaliação Psiquiátrica

Existem alguns sinais que podem indicar a necessidade da procura de um psiquiatra. São eles:

• Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  • Apatia constante;
  • Tristeza profunda;
  • Irritação excessiva;
  • Tremores, suor e vertigens;
  • Inquietação e/ou dificuldade de concentração;
  • Insônia frequente.
  • Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.

É importante salientar que sintomas como os descritos acima não devem ser menosprezados ou tratados tardiamente. Se você apresenta mais de um desses sinais, não deixe de procurar um profissional que possa orientá-lo da melhor forma.

Quer saber mais? Fale conosco!

Conheça a

Dra. Débora Meira

A Dra. Débora Meira é nascida em Salvador e cursou medicina na primeira Faculdade de Medicina do Brasil: A Universidade Federal da Bahia.

Morou em São Paulo após sua formação, onde fez residência de Psiquiatria no Hospital do Servidor Estadual de São Paulo. Foi depois de anos de dedicação e aperfeiçoamento técnico que retornou para Salvador.

Ao longo dos anos aprendeu que a psiquiatria não se faz apenas através da soma de sinais e sintomas, mas que se trata de enxergar cada ser humano de forma profunda e ampla. Para a Dra., cada paciente é único e carrega consigo uma biografia particular. É preciso uma escuta atenciosa para compreender a singularidade de cada um.

Saiba Mais