Áreas de atuação

TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma condição mental marcada por pensamentos e ações de obsessão e compulsão. O problema interfere na qualidade de vida dos indivíduos que convivem com a doença, afetando drasticamente o cotidiano.

Asset 4

O que é TOC?


O TOC é uma doença mental caracterizada pela presença de pensamentos intrusivos e ideias obsessivas que fazem com que o indivíduo sinta a necessidade de realizar uma tarefa repetidamente de forma compulsiva.


Porém, nem toda pessoa que tem hábitos repetitivos, necessariamente sofre desse transtorno. No caso do TOC, o indivíduo tem pensamentos intrusivos constantes e persistentes, além de um comportamento implacável.


O Comportamento Obsessivo Compulsivo é considerado um transtorno quando:

  • As tarefas compulsórias consomem mais de uma hora do seu dia;
  • As ações estão além do seu controle;
  • Os comportamentos não são agradáveis ou prazerosos;
  • As suas ações interferem no seu trabalho ou em algum aspecto da sua vida social e se tornam um fator incapacitante.


Quando a pessoa que sofre com o TOC não realiza as ações repetitivas, isso lhe causa grande angústia. Assim, o comportamento para de ser executado por vontade própria e se torna uma compulsão.


As causas não são definidas, porém estão geralmente associadas a fatores genéticos,  traumas anteriores e  alterações químicas, tanto do corpo, quanto das funções cerebrais. Além disso, esse transtorno geralmente está relacionado a outros distúrbios mentais, como: depressão, mania e ansiedade.



Quais são os

Sintomas?


O TOC é um distúrbio complexo que pode apresentar diversos sintomas. Entre os principais sinais de obsessão, estão: a preocupação excessiva com a higiene ou com a possibilidade de contaminação, pensamentos indesejáveis relacionados ao sexo, crenças supersticiosas ligadas à contagem de números, datas e horários.


Já em relação ao comportamento compulsivo, os sintomas incluem: realizar rituais e repetições seguindo uma ordem ou contagem específica, sentir medo e culpa constantemente, organizar os objetos de forma muito específica e ter tiques motores, como piscar repetidamente.

Tipos de

TOC


Os tipos mais frequentes de TOC podem ser classificados em:


Contaminação:
consiste na aversão à sujeira e na compulsão de manter tudo extremamente limpo e higiênico. Um exemplo é a lavagem excessiva das mãos;

Checagem: definida pela verificação constante de certos objetos, como trancas, interruptores e sistemas de alarme;

Ordem: caracterizado pela necessidade de manter objetos de forma simétrica ou em uma disposição específica;

Pensamento Intrusivo: trata-se de uma obsessão com certa linha de raciocínio. Em geral, essas ideias são violentas e perturbadoras.

Possíveis

Tratamentos


O TOC não tem cura, mas pode ser controlado a partir do tratamento correto. Um dos principais métodos é a terapia cognitivo-comportamental, que tem o objetivo de alterar a conduta do indivíduo e diminuir os hábitos compulsivos.


Também é possível realizar o tratamento a partir de medicamentos que controlam a serotonina (hormônio do prazer) no cérebro. De toda forma, é importante que o indivíduo seja acompanhado por um profissional especializado e siga as principais indicações do psiquiatra.

Dra. Debora Meira

Conheça a

Dra. Débora Meira


A Dra. Débora Meira é nascida em Salvador e cursou medicina na primeira Faculdade de Medicina do Brasil: A Universidade Federal da Bahia. 


Morou em São Paulo após sua formação, onde fez residência de Psiquiatria no Hospital do Servidor Estadual de São Paulo. Foi depois de anos de dedicação e aperfeiçoamento técnico que retornou para Salvador.


Ao longo dos anos aprendeu que a psiquiatria não se faz apenas através da soma de sinais e sintomas, mas que se trata de enxergar cada ser humano de forma profunda e ampla. Para a Dra., cada paciente é único e carrega consigo uma biografia particular. É preciso uma escuta atenciosa para compreender a singularidade de cada um.

Saiba Mais